Destaques do Blog...

Burlar Protetores de Link Teste de texto

26 de janeiro de 2011

SSH - Secure Shell

Bem... para começar os tópicos sobre terminais remotos, eu resolvi trazer um post sobre o Secure Shell, simplesmente SSH.
Ele é um protocolo nativo do Unix e que ainda não foi aderido pelo Windows. Sendo assim, computadores da plataforma Windows só poderão ser clientes e nunca servidores SSH.
A maioria das distribuições Linux já vem com o SSH instalado, restando apenas configurar, principalmente as baseadas no Debian, como o Kurumin ou Ubuntu.
Se não estiver previamente instalado, é simples fazê-lo. Basta abrir o Synaptic ou o comando apt-get install openssh para que seja buscado e instalado todos os pacotes necessários, tanto para cliente quanto para servidor.

Após isso, basta configurar o arquivo /etc/ssh/sshd_config. Nele estão contidas diversas informações como: Porta de Acesso (padrão 22); Login de Root; Tempo de resposta Máximo; Permitir senhas em branco; Servidor FTP anexado ao SSH; etc.
Algumas sessões importantes da configuração:
AllowGroups => Permite que um determinado grupo de usuários tenham permissão de acesso.
AllowUsers => Permite que determinado usuário tenham permissão de acesso.
PasswordAuthentication => Habilita a autenticação de senhas.
PermitPasswordEmpty => Permitir ou não senhas vazias.
PermitRootLogin => Permite ou não o acesso como root (administrador).
Port => Número da Porta TCP usada para a conexão.
E assim por diante. Para conseguir fazer essa configuração facilmente, basta ter um certo conhecimento de inglês. Não precisa ser muita coisa não (o meu é péssimo).

Logando no Linux
Para efetuar o login no Linux é bem simples. Basta abrir um terminal de comando e digitar ssh @ , conforme a imagem abaixo.

Simples assim.

Logando no Windows
Por não ser nativo da Plataforma, o acesso SSH deve utilizar um programa especifico para isso. Eu recomendo o Putty. Clique aqui para baixar.
Tão simples quanto o Linux, o Windows não tem complicação para efetuar a conexão. Basta executar o Putty, e na janela dele colocar nos locais específicos o Endereço IP, a Porta de Conexão e o Protocolo utilizado. Depois, clicar em Open. Após isso, uma janela semelhante ao Prompt de Comando DOS vai se abrir, pedindo usuário e senha. Feito isso, ele vai conectar e pronto. Faça o que quiser agora.


E pronto.

Lembrando que, para utilizar o SSH é necessário conhecimento sobre os comandos-texto do Linux. Se você não conhece, aposto que não passa da primeira parte da configuração.

Qualquer dúvida, sugestão, reclamação ou xingamento => Twitter

Nenhum comentário: