Destaques do Blog...

Burlar Protetores de Link Teste de texto

16 de fevereiro de 2011

O que é DHCP?

DHCP, sigla de Dynamic Host Configuration Protocol (Protocolo de configuração de host dinâmico) nada mais é do que uma forma rápida de redes serem endereçadas, sem que o usuário dela tenha necessariamente conhecimentos sobre o assunto.

A lógica é bem simples.
O cliente precisa de um endereço IP para entrar na rede. Então ele envia um sinal broadcast (que atinge todas as máquinas da rede) solicitando esse endereço.
Então, um servidor DHCP, depois de checar parâmetros previamente configurados, irá enviar os dados que o cliente necessita para ingressar na rede.

Que dados são esses?
Dados simples, como o seu endereço IP, único e exclusivo; máscara de rede; gateway; servidores DNS ou WINS; etc.

Que parâmetros são esses?
Os parâmetros podem varias de rede pra rede. Pode ser checagem de endereço MAC, onde o administrador vai dizer que tal MAC usa tal endereço. Pode ser divisão de grupo de trabalho, onde tal grupo usa tal faixa de IP, e assim sucessivamente.

Métodos de atribuição de endereço
Manual => Onde um endereço MAC respectivo possui um endereço IP específico.
Automática => Onde existe uma lista de endereços IP's disponíveis e eles serão distribuídos.
Dinâmica => O IP é 'alugado' por um tempo para a máquina, que deve renovar esse aluguel um tempo depois.

Processo de aquisição do endereço
Inicializa => O Cliente manda a mensagem broadcast para a rede, chamada de DCHPDiscover
Seleciona => O Cliente recebe de volta mensagens dos servidores DHCP, chamadas DHCPOffer. Então, ele escolhe o melhor para se usar, e manda a mensagem DHCPRequest.
Solicita => Depois de enviar o DHCPRequest, o cliente espera o pacote DHCPPack, que vem com a confirmação do servidor, dizendo ou não se essa máquina pode ser aceita na rede.
Limite => É o tempo que o cliente tem para usar o endereço IP, sendo necessário após ele utilizar o DHCPRelease, para renovar o tempo.
Renova => Se a renovação for aceita, o cliente recebe novamente um DHCPPack. Se não, recebe uma mensagem DHCPNack, que faz o cliente retornar ao processo Inicializa.

Nenhum comentário: