Destaques do Blog...

Burlar Protetores de Link Teste de texto

8 de abril de 2011

O que é programação? - CILP Aula #1

Curso Iniciação em Lógica de Programação - Aula #1
O que é programação?

O que é programação? Essa é uma pergunta que alguns leigos farão ao ler sobre esse cursinho que será feito aqui no blog.

Programação é um processo de escrita, teste e manutenção de um programa de computador. Esse programa é escrito em alguma linguagem de programação, que é uma sintaxe que 'traduz' a linguagem de máquinas, aquela repleta de 1 e 0, para a linguagem humana, facilitando assim a interpretação de funções que o computador efetua.

Para poder estudar programação, é necessário alguns pré-requisitos. Os mais importantes são conhecimento sobre lógica e matemática. É extremamente comum em alguns algoritmos o uso de operações matemáticas, mesmo quando se trata de trabalhar com letras, algumas vezes números são necessários.

E a lógica é fundamental, já que qualquer programa que faça mais que buscar um simples texto e mostrá-lo na tela utiliza de mecanismos de comparação, repetição, entre outros... Essa lógica lembra bastante as chaves lógicas de E e OU que se estuda no terceiro ano do ensino médio, quando se estuda sobre Eletricidade.

Bem... Com uma pequena introdução sobre o assunto, o nosso curso inicia. Amanhã devo estar postando a segunda aula sobre Sistemas Numéricos. Até lá.

Abraços,
Lucas Amparo.

Nenhum comentário: