Destaques do Blog...

Burlar Protetores de Link Teste de texto

31 de outubro de 2011

DNS - Domain Name System

DNS é um sistema de resolução de Nomes que ocorre na internet.
Existem diversos servidores de Banco de Dados distribuídos pelo mundo, seguindo uma ordem hierárquica, onde estão armazenados Nomes e IPs de todos os sites da Internet.
Por ser distribuído, sua capacidade é ilimitada e seu desempenho só melhora cada vez que um novo servidor é inserido no sistema.
Existem dois tipo de servidor: O Primário, onde estão os dados; E o Secundário, que é uma cópia de segurança do primário.
Hierarquia
É meio lógico o motivo de se ter vários servidores DNS... Se tivesse apenas um, com todos os acessos que a Internet tem hoje, o servidor não ia durar muito tempo no Ar. Se ele cair, o serviço no mundo todo para...
  • Servidor Raiz: Root Name Server. Respondem diretamente as requisições de DNS. São parte fundamental do sistema pois é o primeiro passo na resolução do nome. Existem 13 RNS.
  • Servidor de Domínio de Top: Top-Level Domain. Cada nome à ser resolvido é separado por '.' (pontos). O nome mais a direita é chamado de Top-Level Domain. Exemplos: .com; .org; etc...
  • Servidores autoritativos: Possuí os registros originais do nome. Quando um novo domínio é criado, o nome deve ser inserido em pelo menos 2 servidores desses, um primário e outro secundário.
Método de Resolução de Nomes
  • Recursivos: Quando o servidor que recebeu a solicitação, caso não consiga resolver o nome sozinho, ele busca a resposta em outros servidores.
  • Não-Recursivos: Quando o servidor não resolve o nome, ele responde com o endereço do próximo servidor e não com o próprio resultado.
Exemplo:
Recursivo =>
Nome : www.google.com
Busca no Servidor X, que não possui a resposta. O próprio X busca a resolução no servidor F, que possui a resposta
www.google.com => 74.125.234.114

Não-recursivo =>
Nome : www.google.com
Busca no Servidor X, que não possui a resposta. X responde o cliente com o endereço de M, hierarquicamente superior a ele.
M não possui a resposta e responde ao cliente com o endereço de G, que é hierarquicamente inferior à ele e possui informações sobre a resposta.
G não possui a resposta completa, mas possui o endereço do Servidor Autoritativo que possui o nome resolvido, Servidor F.
www.google.com => 74.125.234.114

O Serviço DNS é de fundamental importância no atual estado da Internet. Sem ele, seria necessário ter em mente muitos números IPs, que é muito mais trabalhoso de se gravar do que um nome...

Quer testar um IP? Clica aqui e acessa o Google via IP

Abraços pra quem fica.

Nenhum comentário: