Destaques do Blog...

Burlar Protetores de Link Teste de texto

29 de outubro de 2011

SPAM - O Que é e Como Se Salvar?

O que é SPAM?
Basicamente, SPAM (que quer dizer Spiced Ham, uma ironia histórica inglesa que remete a qualquer coisa que ninguém quer) é uma mensagem que é recebida por um usuário sem que o mesmo à tenha solicitado.

Como reconhecer um SPAM?
Como já foi dito antes, se você não solicitou e chegou, é um SPAM.

Como os SPAMs são disseminados?
Existem diversos modos de se enviar a mensagem. Os principais são E-mails, Instant Messengers (MSN, por exemplo) e Redes Sociais.
A principal forma de se enviar esses conteúdos é por um PC, normalmente com IP e MAC camuflados, para evitar o rastreio, para enviar as mensagens. Mas existem também os Spam Zombies, que são máquinas de usuários finais (você, leitor, por exemplo) infectados por códigos maliciosos que enviam o conteúdo e torna os 'cabeças' da operação na surdina.

Mas como esses infelizes conseguiram meus contatos?
Meu camarada, isso é a coisa mais simples do mundo. Acreditem ou não, existem empresas que vendem informações de usuários. Telefones, e-mails, etc... Todos aqueles benditos cadastros que você faz na internet podem formar um banco de dados para ser vendido. Essas informações valem ouro.
Imagine você, empresário montando uma empresa de Produtos Esportivos Online e consegue comprar uma lista de 50000 e-mails de usuário que tem como perfil fazer atividade física com frequência. São 50000 clientes em potencial.
Outra forma de se conseguir esses contatos (principalmente de e-mail) é o método de invasão conhecido como SQL Injection, onde se aproveita de falhas na codificação SQL de sites para retornar informações sigilosas de usuários.
Uma terceira forma é a invasão do seu PC e se aproveitar da sua lista de contatos. Toda vez que você ficar a autenticação de seus dados no e-mail ou redes sociais, várias mensagens são enviadas com o seu nome.

E agora? Como eu me salvo disso?
Alguns cuidados são necessários.
  • Manter o Anti-vírus atualizado sempre;
  • Não clicar em todo e qualquer link que vê na Internet afinal, nem tudo que reluz é ouro, né mãe?
  • Não efetuar cadastros em qualquer site que solicite. Pesquise um pouco sobre o site e saiba se é confiável;
  • Recebeu um SPAM? Marque-o como SPAM. Todos os servidores de e-mail possuem essa ferramenta. Eu nunca vi funcionar nem 50%, mas um dia melhora...
  • Se receber em Redes Sociais, denuncie também.
Então galera... SPAM não é bicho-de-7-cabeças e pode muito bem ser controlado. Alguns cuidados e tudo termina bem, sem você ficar enviando conteúdo pornográfico na rede e sujando sua reputação...


Até a próxima gente.

Quer ver alguma postagem aqui no Tecnopatas? Pede pelo Twitter.
Se curtiu o blog, clica em Like aqui no canto superior direito.

Nenhum comentário: