Destaques do Blog...

Burlar Protetores de Link Teste de texto

14 de março de 2011

Como emular um CD/DVD no seu computador

Beleza. Primeira pergunta que surgiu ao ler o título: O que é emular?
Fácil essa. Emular algo é criar um ambiente simulado que tenha características idênticas ao ambiente real. É 'enganar' um aplicativo para que ele funcione de uma certa forma.

Então. Falando de como emular um CD/DVD no seu PC. É simples.

Primeiro, você precisa de um programa que capture a imagem de um CD. Não é imagem foto não. Imagem é o nome que se dá quando se faz uma cópia fiel do disco sem grava-lo em uma mídia externa, e sim no seu próprio computador.
Para essa função, pode ser usado o CDBurnerXP (versão 64bits aqui) ou o Ashampoo. Indico o Ashampoo.

Muito bem. Agora eu vou mostrar como tirar a imagem no CDBurner. Mas Lucas, você nao indicou o Ashampoo? Eu sei... Mas eu não tinha o Ashampoo instalado no meu PC agora que eu fiz o post. Só percebi quando comecei a fazer a postagem.
Segue o post.
Depois de instalar, você vai executá-lo. Então abrirá essa janela, selecione 'Copiar Disco'

Depois, basta seguir os passos da figura seguinte. Escolher o driver de Origem, onde está o disco que será copiado. Escolher então a opção 'Disco rígido' e colocar o local onde será salva a Imagem *.iso e o nome dela. Depois, clicar em copiar. Simples assim.

Pronto. Imagem criada. Partiremos para a próxima etapa. Emular essa Imagem com um programa chamado Daemon Tools. Para baixá-lo, clique aqui.
Após instalado, o Daemon funciona sempre em segundo plano, iniciando juntamente com o Windows a menos, claro, que você não queria. Deixa ele no segundo plano mesmo, porque é levinho.
Ele fica oculto na barra de tarefas, como na imagem.
Ele é o primeiro ícone após a setinha.
Clicando nele com o botão direito, abrirá o seguinte menu.

Agora é só ir em 'Dispositivos Virtuais', depois 'Dispositivo 0: [F:]: Sem Mídia' e 'Montar Imagem'. Escolha a imagem que você fez usando o programa de cópia de Disco e pode ir no Explorer que o disco vai estar lá, funcionando como se fosse real. Simples assim.

Mas Lucas, em quê isso pode me ajudar?
Primeiro, facilidades em usar programas como Máquinas Virtuais que podem rodar com Imagens de Disco ou você emula e roda mesmo assim.
Segundo, para fazer diversas cópias de um disco. Depois de fazer a Imagem, basta gravá-la e é como se estivesse copiando o próprio disco original.
Terceiro, se você perder um disco, tem uma cópia no seu pc.
Quarto, precisa jogar um jogo que pede o disco e ainda não encontrou o crack e está desesperado pra jogar, não podendo esperar mais? Eis a solução.
Quer mais? Basta pensar um pouco.

Abraços e até a próxima
Lucas Amparo

Nenhum comentário: