Destaques do Blog...

Burlar Protetores de Link Teste de texto

13 de junho de 2011

Computação em Nuvem - Cloud Computing

Bom galerê... Estou de volta, com projetos novos e louco pra encher vocês de informação sobre Tecnologia...

E pra RE-começar, eu vou falar sobre Cloud Computing... É uma forma de tecnologia que está sendo muito difundida hoje em dia, mas nem todo mundo sabe o que é. E eu, claro, estou aqui para facilitar sua vida (e não dar cola pro seu trabalho de faculdade, vagabundo... Lê meu post e escreva seu texto u_u). Então, vamos lá =D


Cloud Computing

Nada mais é que diversos computadores unidos executando tarefas de cálculos (lembrando que todo processamento de um computador e feito a partir de cálculos de Álgebra Booleana) e armazenamento, sendo essas divididas entre todos os componentes dessa união.

O armazenamento é feito em serviços que poderão ser acessados de qualquer lugar do mundo, sem a necessidade da instalação de algum aplicativo, efetuando um acesso remoto as unidades físicas onde realmente estão esses arquivos através da Internet.
Para tanto é necessário que possua um computador que atenda os requisitos mínimos necessários para o acesso a esses arquivos. Assim, o PC se torna apenas um terminal 'burro', sendo necessário apenas dispositivos de entrada (teclado/mouse) e saída (monitor).

Exemplo de 'Nuvem'

Tipos de Cloud

São 5 tipos principais:
  • Iaas (Infrastruture as a Service): Quando uma porcentagem do servidor é utilizada na nuvem.
  • Paas (Plataform as a Service): Quando utiliza apenas uma plataforma do servidor, como um banco de dados.
  • Daas (Development as a Service): Ferramentas de desenvolvimento são compartilhadas na nuvem.
  • Saas (Software as a Service): Um software específico é utilizado na nuvem.
  • Caas (Communication as a Service): Uma solução de comunicação unificada é utilizada na nuvem, normalmente hosteada no Data Center do provedor.
Implantação
Cada implantação depende exclusivamente da necessidade das aplicações que serão implementadas. Podem ser:
  • Privado: Construídas e implementadas para um único usuário (normalmente empresas).
  • Público: São executadas por terceiros, onde as aplicações de diversos usuários ficam misturadas no armazenamento, tornando necessário uma análise mais profunda de questões fundamentais como desempenho e confiabilidade.
  • Comunidade: É compartilhada por diversas organizações que tem em comum algum aspecto.
  • Híbrido: Misto de Público e Privado, onde o privado por ter acesso a recursos de uma nuvem pública sem precisar abrir mão de sua segurança, por exemplo. Chamado de computação em Ondas.
Vantagens

As principais vantagens são: Utilizar softwares sem estes estarem instalador na máquina, tendo suas licenças e updates sempre em dia; Economia com licenças de software e equipamentos; dentre várias outras...

Sistemas Atuais

Google Chrome OS: Virá nos Chromebooks, que foram lançados no ultimo dia 15. Tem interface semelhante ao Navegador Chrome, onde todos os arquivos serão sincronizados a partir da conta Google do Usuário.
Imagem do Chrome OS

DesktopTwo: Desenvolvido pela Sapotek e precisa do Flash Player instalado, onde todos os recursos que o usuário precisar estarão na nuvem.
Imagem do DesktopTwo
G. ho. st.: Global Hosted Operating System, pode ser integrado com diversas outras aplicações, como Meebo ou Google Docs.
eyeOS: Feito pela EyeOS Team e possui código-fonte aberto ao público.

No Brasil essa é um tecnologia ainda engatinhando, graças a nosso link de internet, que ainda não é tão rápido quanto EUA ou Japão... Mas, já existem algumas empresas utilizando esse método de comunicação.

Um comentário:

Raira Carvalho disse...

Iclouuuuud *-* , auhsuhaushasuh .