Destaques do Blog...

Burlar Protetores de Link Teste de texto

6 de julho de 2011

Dados no Programa - CILP #05

Muito bem, continuando as Aulas de Lógica de Programação agora. Eu perdi o meu cronograma que passei mais de 15 dias planejando... E agora vou fazer da forma que eu acho que seja, pois não lembro o que tinha planejado.





Curso Iniciação em Lógica de Programação
Dados no Programa - Aula #5

Existem duas formas de se armazenar valores em uma rotina de programação. Uma delas é a constante.

Constantes não podem sofrer mutação no seu valor. Vai ser um pré-determinado valor até o final da rotina. Normalmente, algumas linguagens já tem constantes armazenadas para pi (3,14...) dentre outras.
Alguns programadores também fazem constantes para usar dados que não serão mudados durante a execução, como por exemplo um texto que vá se repetir muitas vezes em interfaces diversas, ele pode optar por uma constante com o texto nela.

Outra forma de armazenar valores na rotina é com variavéis.
Variável é um 'espaço de memória' que fica vazio, a espera de algum dado específico, de um tipo pré-determinado (veremos isso mais tarde). Esse forma é de fundamental importância, pois todo programa tem variáveis.

Existem basicamente três tipo de dados: Booleano, Numérico e Texto.
Booleano tem apenas dois valores: verdadeiro ou falso.
Numérico existem diversos valores, a depender da linguagem. Normalmente são divididos em Inteiros, Reais (as vezes chamados de flutuantes). Dentro dos Inteiros, ainda podem ser encontradas pequenas subdivisões, como Pequeno Inteiro, Grande Inteiro, etc...
Texto existem também diversos valores. O mais comum é o 'string', encontrado em todas as linguagens de programação que eu conheço.

Como exercício, façam isto aqui.

É bem curtinho, faz ai. Qualquer dúvida, comenta ai.

Abraços.

Nenhum comentário: