Destaques do Blog...

Burlar Protetores de Link Teste de texto

30 de agosto de 2010

Ubuntu - Porque usar? Como instalar?

O Ubuntu é uma distribuiçao Linux mais difundida em todo o mundo (Clique aqui para ver o ranking). Aqui no Brasil ela é muito utilizada. Seu nome tem um significado complexo da uma língua nativa africana. Ser 'Ubuntu' é se preocupar com tudo e todos, referindo assim ao método de compartilhamento de aprendizagem que o Ubuntu possibilita.

Porque Usar?
Usar uma distribuição Linux é uma forma de tentar reduzir o monopólio de empresas sobre toda a tecnologia e as vantagens que ela trás. Ubuntu é gratuito e possui todas as caracteristicas de um sistema pago. Possui uma inteface gráfica amigável (desde sua instalação até a sua configuração) e fácil compreensão de seu funcionamento.
Alguns usuários reclamam do modo de armazenamento Linux. Mas é apenas falta de costume e uma certa preguiça de procurar as coisas, afinal, tudo está lá, apenas com nomes diferentes.
Sem problemas maiores para encontrar seus arquivos, o Ubuntu possui uma vantagem: É muito difícil pegar vírus. Ou seja, é muito mais seguro que os sistemas pagos. E isso tem uma lógica: Para que alguém vai roubar algo gratuito? Mas também tem uma explicação lógica e técnica: A maioria dos vírus utilizam autorização de administrador para acessar e modificar o sistema. Nos sistemas pagos, o ADM é utilizado normalmente, já no Ubuntu, esse ADM não está habilitado diretamente. Qualquer modificação tem que ser autenticada.
Claro que pessoas que pretendem migrar para um sistema adverso iram encontrar dificuldades. Normal, afinal praticamente nascemos usando Windows. Mas essa migração não é impossível. Basta ter paciência.

E aí? Vai tentar? Então aprenda a instalar o sistema :D ...

Como Instalar?
A instalação do Ubuntu é bem simples. O programa de instalação possui uma interface amigável e fácil de usar. Configurações de hora, localização, nomes, etc. estão logo no começo.
Pode ser que você encontre alguma dificuldade na hora de formatar o disco. Mas, basta lembrar: as extensões ext3 e a nova ext4 são mais aconselhaveis (similares a NTFS do Win). Se quiser compatibilidade com Windows, usar a extensão FAT. E não se pode esquecer da partição SWAP, que é a área do disco rígido que o sistema usará caso falte memória RAM.
Após isso, a formatação é automática. O próprio programa detecta outros sistemas já instalados e configuram o dual-boot, deixando assim utilizar outros sem problemas.
Mais detalhes sobre a formatação no nosso blog aqui.
Após instalação, vem a personalização. Aqui será necessário configurar usuários, imagens de fundo, temas, etc. É uma sessão muito boa de se fazer, mas depende de cada usuário. Por isso nao vou falar muito sobre ela. Para mais informações, procure no nosso blog nessa sessão.
É bom reforçar que talvez nesse quésito, o Ubuntu é muito melhor que os sistemas privados mais utilizados. Pode ser mudado ABSOLUTAMENTE tudo, basta você ter conhecimento suficiente para isso.
Após a personalização, partiremos para a instalação de programas. Para conhecer mais sobre alguns programas mais usados, temos uma postagem sobre isso aqui.
A instalação pode ser feita de uma forma simples, usando o Gerenciador de Programas que fica na barra de tarefas (semelhante ao Iniciar do WIN) ou pelo Gerenciador Synaptic. Nesses gerenciadores, basta um clique para instalar ou desistalar programas (lembrando que é necessária a autenticação root, ou seja, administrador para isso).
Existem também comandos para fazer essa instalação, como o 'apt-get install' que baixa e instala o programa ou o 'dpkg *.deb', que precisa que você já tenha na máquina baixado arquivos da extensão *.deb (semelhante ao *.exe do WIN) para poder funcionar.
Para mais informações sobre essa instalação você pode visitar as postagens do nosso blog. Para informações sobre os gerenciadores e comandos visite esse tópico. Para informações mais técnicas e detalhadas, visite esse tópico.
Sobre os drivers de hardware, normalmente não é necessário instala-los. Quase sempre vem incluidos no kernel quando instala o sistema. Mas, se por um acaso for necessário, existem comandos como o 'modprob' para ativar e desativar os módulos (drivers) de hardware. Existe também uma forma de efetuar isso sem precisar acessar o terminal, através da interface gráfica. Mais informações, nessa postagem.

E para simplificar tudo, um vídeo do nosso colega Celton para mostrar um passo-a-passo muito bom. Para ver é só clicar aqui.

Então, é só isso molecada. Tarde pra caral caramba. Hora de dormir. Qualquer dúvida ou problema posta nos comentários ai que a gente procura um técnico pra resolver. AHSUAHSUAS!!! Qualquer coisa é só pedir. Estamos aqui para isso.

Lucas :D
twitter: @sep_lucas

Nenhum comentário: