Destaques do Blog...

Burlar Protetores de Link Teste de texto

6 de agosto de 2011

Colisões em Redes de Computadores...

Bom, nas redes de computadores, um problema muito grande são as colisões.

Colisões nada mais são que choques entre envios de dados. No começo da difusão das conexões de rede, lá por volta do final dos anos 60, começo dos 70, elas causavam muitos transtornos, entre eles a perda ou corrupção das informações contidas nos sinais enviados. O CSMA/CD veio para resolver esse problema.

Porém, até hoje, ainda causam um problema grave, que é a perda de desempenho. Se uma rede for grande, com distâncias consideráveis entre um nó e outro (nó = cada equipamento da rede), ocorrerá diversas vezes um problema de 'comunicação'.
Um equipamento vai verificar se pode enviar o dado, e percebe que pode. Porém, outro equipamento distante faz a mesma coisa, e percebe que pode também, já que a informação que o primeiro enviou demora um certo tempo para chegar... Daí já viu... Colisão.
Então, todos os equipamentos vão esperar um tempo aleatório (em milissegundos) para enviar novamente... E assim sucessivamente...

Logo, imagine uma rede MUITO GRANDE, como uma grande empresa, que tenha diversos computadores, impressoras, servidores, etc... Com mais de 300 ativos de rede. As colisões são quase impossíveis de se impedir. Ou não?
Imagine que a rede desenhada acima é grande, com um tempo considerável de transmissão entre o primeiro computador (primeiro na fileira de cima) e o ultimo (ultimo na fileira de baixo)...
Se os dois computadores escutarem o meio, vão notar que não tem transmissão e vão enviar o seu dado... porém em algum ponto da rede, eles vão colidir...

Qual a solução para esse problema?
Uma coisa simples. Utilizar equipamentos de rede que façam o controle do tráfego de dados, chamados também de Bridges (Pontes) : Routers e Switches.

Simplesmente inserindo esses equipamentos na rede, o Domínio de Colisão é segmentado, criando diversos Domínios de Broadcast.
Sendo assim, diminui a distância entre os ativos de rede, diminuindo o tempo de transmissão, diminuindo as chances de ter colisões. Como mágica. Oh Lord!!

Sim... Agora, porque router/switches fazem isso?
O primeiro ponto é que, por deixarem a rede com distâncias menores, o tempo de 'escuta' é menor. E, quando necessário comunicar com um ativo de outro segmento, esses equipamentos tem uma característica chamada Comutação, que nada mais é que ligar Máquina-Máquina, impedindo que outros ativos se comuniquem pelo mesmo canal.

E, qual é o melhor? Router ou Switch?
Na realidade, vai depender do Tamanho da Rede empregada. O Router é um equipamento mais completo que o Switch, pois além da comutação, faz também o roteamento da rede. Roteamento é um processo de análise que indica qual é o melhor caminho para que o pacote seja enviado pela rede. Porém, o Router é mais caro que o Switch. Eu indico que em segmentos pequenos switch, mas, quando a rede for maior usar alguns roteadores.


Então galera, Abraços e até a próxima.

Nenhum comentário: