Destaques do Blog...

Burlar Protetores de Link Teste de texto

9 de agosto de 2011

Tecnologias G

Clica pra aumentar

Calma, caros amigos... Isso nunca mais irá acontecer com vocês. Venho eu aqui para tirá-los das Trevas da Ignorância... (caraca ficou estilo essa frase o_o')

Muito bem. Ao chegar nas benditas lojas de celular, deparamos com uma gama de Tecnologias de transmissão diferentes... Vou agora tentar explicar um pouco mais sobre as Tecnologias G.

Tecnologia 1G

Os sistemas móveis de comunicação de voz de 1ª geração foram introduzidas em 1980. Estes tipos de sistema permitiam a transferência de dados (voz apenas) através de ondas. Possuíam grandes limitações por se tratar de transmissão analógica. Não suportava nenhum tipo de encriptação da informação e a qualidade do som era fraca. A velocidade não passava de 9,6Kbps.

Sobre Tec. 1G, eu me lembro do filme "Takedown", onde o Hacker Kevin Mitnick captura o áudio do telefone celular de um juiz na frente do tribunal.


Tecnologia 2G

São sistemas com transmissão Digital criados graças a pressão da demanda crescente do uso de telefones móveis nas Regiões Metropolitanas, onde existiam muitos prédios, que são barreiras para o sinal analógico. Assim surgiram os sistemas GSM, TDMA, CDMA entre outros, com frequências entre 1.7 e 2.3Ghz.


Tecnologia 2,5G - A um passo do 3G

É um padrão intermediário entre a 2G e a 3G. Não é considerada pela UIT (União Internacional de Telecomunicações) como padrão, foi apenas um nome dado pela mídia. Foi criado para denominar sistemas mais rápidos que a 2G, como o GPRS e o EDGE, com velocidades de até 384Kbps.


Tecnologia 3G

Com velocidades entre 5 e 10Mbps, as empresas de Telecomunicações poderão oferecer aos seus clientes uma gama muito maior de serviços, desde Multimídia ou Aplicações pesadas da Web. Tudo graças a uma melhora na Eficiência Espectral, que nada mais é que uma técnica onde a largura de banda usada na transmissão é muito superior a necessária para a transmissão do dado. Entre eles, os sistemas UMTS e HSDPA são destaque, muito utilizados naqueles modens 3G (da ZTE, que as operadoras personalizam).


Tecnologia 4G

É a evolução da 3G (sério?!?) baseada totalmente em IP's, com velocidades entre 100Mbps e 5Gbps. As mais utilizadas no momento são a WiMax e LTE (Long Term Evolution). Com QoS (Qualidade de Serviço) baseada no ponto-a-ponto (ligando terminal com terminal), transmissão por radioelétrico e convergência entre diversos padrões de rede.

Tabela Resumo das Tecnologias G


Um comentário:

Anônimo disse...

Poww Lucas gostei da forma como sintetizada e também os exemplos bem específicos com a realidade brasileira. Parabéns !!!