Destaques do Blog...

Burlar Protetores de Link Teste de texto

27 de agosto de 2011

A Saga do Bad Block.

Bom galera...

Hoje eu venho a vocês contar uma experiência que eu tive. Então, lá vai a história.

O Notebook do meu pai, um CCE Win D35B, do 'nada' não quis mais iniciar o Windows 7. Logo, meu pai pediu minha ajuda pra resolver o problema. Logo eu fui fazer o primeiro passo.
  • Checar o estado do disco e tentar um CHKDSK;
Não deu em nada... Iniciei o sistema Linux que ele tinha no note, o Moodle para tentar verificar o disco, mas o Windows não permite isso... Logo, comecei a pesquisar, porque uma coisa me deixou desconfiado: Porque o Linux roda direto do HD e o Windows não? Se fosse erro numa trilha, provavelmente o Linux também não rodaria.
Comecei a pesquisar então... E tudo levava a crer que seria uma a causa do problema: Bad Block.
( Numa outra oportunidade eu farei um post sobre o assunto).
Qual seria a solução para o Bad Block? Uma formatação de nível baixo, onde serão analisados todas as trilhas do HD e, onde tiver problemas físicos, será enviado para uma lista na MBR (Master Boot Record), onde estão gravados os dados que o sistema usa quando dá boot.
Alguns problemas. Essa formatação apaga todos os dados do HD, então, fizemos um backup antes pelo Linux. Outro problema é que, essa formatação é feita mas pode nao resolver o problema.

Logo, comecei a pesquisar que programa usar para efetuar a tal formatação em 'Low Level'. O Hd do notebook é da Samsung, logo, o programa mais indicado para fazê-lo deve ser da fábricante. Alguns fóruns indicaram o ClearHDD, porém não foi efetivo pois o HD é mais recente e o sistema não reconheceu. Depois, tentei usar o Hutil, mais novo que o ClearHDD e tem até uma interface gráfica mais atraente (mesmo sendo em DOS), mas ainda não reconheceu o HD.
A solução foi o EsTool. Esse programa é mais novo e reconheceu o HD. Numa outra oportunidade eu irei postar um tutorial sobre como utilizalo.

Pois bem, um grave problema foi: Como eu vou fazer para dar o boot no EsTool sem sistema? Gravei um Cd de Boot, mas não funcionou.
O que me salvou foi a dica que eu vi em um fórum: Usar o programa da HP, o USB Disk Storage Format Tool. Ele permite que eu formate um Pen drive e jogue arquivos de boot nele. Logo, usei arquivos que permitiram o boot em DOS. Joguei o EsTool.exe no Pendrive, dei boot e iniciei.
Fiz um diagnóstico do Disco de 2 horas. Depois a formatação de 3 horas. E pronto. Problema solucionado.

Daí, foi só instalar o Windows novamente.

Abaixo, os links para baixar os arquivos...
ClearHDD.exe - Para HDs Samsung mais antigos;
Hutil.exe - HDs mais novos;
EsTool.exe - HDs recentes (creio que todos);
HP USB Disk Storage Format Tool - Ferramenta para Formatar USB;

Então geral, qualquer dúvida, posta nos comentários. E logo logo eu posto um tutorial completo.

Até a próxima.

Um comentário:

Deise disse...

Super ajuda cara, o unico com os arquivos, valeu mesmo!