Destaques do Blog...

Burlar Protetores de Link Teste de texto

3 de agosto de 2011

CSMA/CD - Colisão em redes.

CSMA/CD, do inglês Carrier Sense Multiple Access with Collision Detection, é um protocolo de telecomunicações que organiza a forma como os computadores organizam o canal.

Esse protocolo possui detecção de Portadora e um método para controlar colisões.
Antes de transmitir, a placa 'escuta' o meio, para verificar se alguém está enviando dados. Se o meio está livre, começa a transmitir.
Se uma placa detecta, enquanto transmite um datagrama, que outro sinal foi injetado no canal, para imediatamente de transmitir, envia um dado de dispersão (de 48 bits) e espera um tempo aleatório antes de tentar enviar novamente.
Como ele detecta que tem outro tipo de dado no meio de comunicação? Através da voltagem do meio. A placa envia uma certa tensão e, um tempo depois, percebe que essa tensão está maior que a enviada, logo, ouve colisão.

Um problema que acontece, principalmente em redes com muita extensão de cabos, é que, no momento que se escuta o meio e começa a enviar um dado, o mesmo demora um certo tempo para atingir todas as estações da rede. Sendo assim, outra estação pode pensar que o meio está livre e começar a transmitir também, causando colisão. A primeira estação que perceber essa colisão envia o sinal de colisão para todas, que finalizam suas transmissões e esperam o tempo aleatório.
A cada colisão que acontece, o tempo aleatório esperado é o dobro do anterior. Ex.: 1ª colisão = 36ms; 2ª colisão = 72ms; 3ª colisão = 108ms... e assim sucessivamente.
Quando se repete a mesma transmissão mais de 16x, a transmissão é cancelada e tratada como erro.

Uma outra solução para diminuir as colisões nas Redes é segmentá-las com Switches. Falei sobre o assunto mais tarde.

Até a próxima.

Nenhum comentário: