Destaques do Blog...

Burlar Protetores de Link Teste de texto

31 de agosto de 2011

Bad Sector

Bom, hoje eu falarei sobre um problema que podem ocorrer algumas vezes em Computadores.

Bad Sector, popularmente conhecidos como Bad Block, é um problema físico que ocorre em Discos Rígidos Magnéticos.
Um começo para entender melhor esse post, é ler o outro que eu fiz, sobre HD's, onde explica bastante sobre como funciona um HD.

Sabendo sobre HD's, basta fazer um raciocínio lógico. Imagine que o seu HD sofreu um acidente. Alguém deu um chute forte no gabinete ou você acabou balançando muito ele (no caso de notebooks).
Provavelmente, parte do Disco Magnético deve ter ficado danificado. Quebrou, empenou, saiu do lugar... qualquer coisa.
O resultado é simples: Além da grande chance de perder dados, o sistema Windows para de funcionar. Não roda mais. Cá pra nós, burrada da Microsoft...

Mas não se desespere. Esse problema tem solução.
Primeiro, você precisa saber a marca do seu Disco. Depois procurar o programa de Formatação de Baixo Nível (Low Level) da marca correspondente. Em seguida, executá-lo por boot.
Pronto. Os programas de Formatação de Baixo Nível fazem o seguinte: Eles varrem o disco e o analisa, armazenando trilhas danificadas numa lista na MBR (Master Boot Record) do HD. Assim, sistemas que não funcionam com Bad Sector, checam a MBR e simplesmente ignoram as trilhas marcadas.

Uma dica. Na realidade, uma conselho. Tenha um Live-CD de uma distribuição Linux em mãos, para poder fazer o Backup dos seus arquivos. O Linux roda sem problema, ele já ignora bad sectors naturalmente.
Mas Lucas, porque fazer o Backup?? Simples, meu camarada. A Formatação vai gravar Zeros no seu disco inteiro, ou seja, vai tudo pro saco. Se não quiser perder seus dados, backup.

Outra dica é ficar atento ao disco. O dano não foi corrigido, apenas ignorado. Se continuar tendo muitas falhas de disco (aquelas telas azuis da morte) ou mais bad sectors, é hora de comprar um HD novo, pois o seu esta indo para o Além.

Bom, só isso por hoje. Vou pesquisar uma lista dos Programas e postar aqui depois, pra facilitar a vida de vocês. Mas vai demorar um pouquinho...

Até a próxima.

Nenhum comentário: